Menu

Certamente há muitas dúvidas e preconceito a respeito do exame mais popular usado no diagnóstico do câncer de próstata, o toque retal.Muitos dos entrevistados apontaram o preconceito como o maior impedimento para a realização do toque, seguido do medo. Entre aqueles que nunca foram examinar sua próstata, 13% afirmaram descuido, preguiça, relaxo e falta de tempo e 15% responsabilizaram a falta de sintomas. Acontece que existe uma questão séria nessa história, o tumor maligno na próstata vai fazer em torno de 53 mil vítimas no Brasil e isso foi uma estimativa para o ano de 2010, conforme informado pelo urologista e oncologista Carlos Eduardo Corradi.

Em primeiro lugar é importante saber o que é a próstata. Esta pequena glândula, que só os homens possuem, é localizada na região do abdômen. A próstata tem função na produção de espermatozoide. Embora o câncer de próstata seja comum em homens, principalmente entre aqueles com mais de 50 anos,  melhor opção é começar os exames aos 40   anos, muitos ainda relutam em procurar um urologista para consultas de rotina e prevenção.

como prevenir o câncer de próstata?

Infelizmente, ainda não há comprovação científica de meios eficazes de prevenção da doença. Por outro lado, sabemos que ter um estilo de vida saudável é capaz de evitar muitas doenças, entre elas o surgimento de alguns tumores. Confira algumas dicas:

– Não fume

– Evite consumir bebidas alcoólicas

– Mantenha o peso sobre controle

– Tenha uma alimentação balanceada

– Evite gordura, principalmente as de origem animal

– Pratique exercícios com moderação


Como é feito o exame de toque retal?
exame

Em primeiro lugar é fundamental ressaltar que o exame é realizado por um médico especializado em doenças masculinas e que o procedimento é algo extremamente comum em sua rotina e só dura 15 segundos.

O toque é realizado, com  o dedo indicador, revestido por uma luva de látex devidamente lubrificada. Se existir o tumor, o médico poderá sentir um tecido rígido na região da próstata. Se ainda for pequeno, as chances de cura são bastante consideráveis.

Para confirmar o diagnóstico, o urologista poderá solicitar exames complementares, como biópsia da próstata. Se a descoberta do tumor for tardia, as chances de cura caem drasticamente, por isso a importância da realização do exame de toque anualmente.

Porque ele ainda é necessário?
exame3
Embora existam exames complementares, não há procedimentos capazes de substituir o exame de toque retal.  Lembre-se que a avaliação não causa dor, mesmo quando há o tumor, no máximo um leve desconforto

O exame de toque não pode ser substituído por um exame de sangue?

Você pode já ter ouvido falar em PSA, trata-se de uma substância produzida na próstata e é expelida junto com o sêmen. É verdade que as células cancerosas aumentam a produção de PSA, mas não é somente o tumor que tem esta capacidade.

Tumor benigno e infecção da próstata (prostatite) também podem elevar a contagem desta substância, porém somente o câncer causa o endurecimento do tecido da próstata. Por este motivo o exame de toque não pode ser substituído, pelo menos por enquanto.

Fonte: Hospital Santa Casa – SC
Pesquisa em google tem assuntos mais amplos.

Tenório Cavalcanti

Postar um comentário

SEJA NOSSO PARCEIRO

PATROCINE

Postagem em destaque

Em defesa do meio Ambiente

Dando Continuidade nas ações a Prefeitura municipal de São José da Coroa Grande, na pessoa do Prefeito Pel Lages, juntamente com a defesa...

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
 
Top