Segundo a revista Mundo Estranho, as construções desabariam e as pessoas, árvores, carros e animais voariam e se quebrariam em pedaços. Isso por causa do fenómeno da física chamado inércia dos corpos. Significa que tudo que existe na Terra, inclusive o ar, gira junto com o planeta e, dessa forma, se o globo parasse sua rotação, esses corpor, por inércia, tenderiam a manter sua trajectória com a mesma velocidade.
Como exemplo temos o acidente automobilístico. Um carro bate num poste, e como consequência todos os corpos são projectados para frente. A velocidade de rotação do nosso planeta é de 1 675 quilômetros por hora, na altura da linha do Equador (nos pólos é mais lenta). Agora imagine se, de repente, tudo parasse.
Depois dessa interrupção ainda viria o pior, pois sem a rotação o lado da Terra que ficasse permanentemente virada para o Sol se transformaria em um deserto, com altas temperaturas. Já no outro lado reinaria a escuridão total, fria e com gelo formado rapidamente. Caso isso acontecesse, é bem provável que a vida seria extinta, sem falar que a diferença de temperatura entre os dois lados provocaria ventanias terríveis.
Postar um comentário