A SITUAÇÃO DAS MULHERES NO CONTEXTO HISTÓRICO DA IGREJA PRIMITIVA.
O evangelho trouxe libertação,desafiou as antigas tradições atreladas ao preconceito humano.É sabido que os ensinou rabínicos eram preconceituosos, e degradantes contra a mulher.Eram tão rígidos que não se podia ensinar às mulheres e nem sequer falar com elas e muitas outras atrocidades que foram notórias nesse contexto.
Porém quando avançamos na história vemos em: Atos 5.14; 8.12;9.2;17.4,12. Que o historiador Lucas faz menção de homens e mulheres que eram participantes no desenvolvimento da igreja.
Em seu livro "Porque Creio", D James Kenedy, autor do "Evangelismo Explosivo", sobre a libertação das crianças e das mulheres, escreve:
"A criança e a mulher hoje são respeitadas e amadas.Mas não era assim nos tempos anteriores ao cristianismo.O poder de um pai era absoluto, ele podia expor seu filho a morte, podia açoita-lo, mutilá-lo, casá-lo, divorciá-lo, vendê-lo como escravo ou matá-lo para satisfazer sua própria sede de sangue..Tácito, grande escritor Romano, relata-nos cenas maléficas de crianças recém-nascidas que eram levadas pelos os pais no primeiro dia de vida, para serem abandonadas na encosta de uma montanha, expostas às feras ou a pessoas estranhas que vagavam às escuras para se apoderarem dessas crianças e darem destino perversos e cruel e no fim a morte.
Jesus quando veio a este mundo valorizou AS CRIANÇAS E TAMBÉM AS MULHERES.Ele tomou uma criança nos braços e o INFANTICÍDIO desapareceu do mundo, e o que dizer das mulheres naqueles dias?
No mundo pagão, a sua situação não era menos deprimente do que a situação das crianças. A mulheres tinham pouco valor até a vinda do grande fundador do Cristianismo,"JESUS CRISTO".
Tenório Cavalcanti
Postar um comentário