Adorar a Deus significa atribuir valor a Deus através da obediência a Ele, preocupação com ELE e louvor a ELE.
A mulher Samaritana, no poço de Sicar, disse em essência: "Oh, bem, eu adoro a Deus". E Jesus a corrigiu: "Vós (samaritanos) adorais o que não sabeis". Porque o seu culto era inválido?
Porque ela precisava substituir as tradições e os rituais de sua religião por um relacionamento pessoal com Deus,através da fé. Então Jesus explicou: "Deus é Espirito, e importa que os que o adoram o adorem em espirito e em verdade".
O que significa adorar "em espirito e em verdade"? Adorar a Deus em espirito significa adorá-lo com a mais profunda sinceridade do coração em que habita o Espirito de Deus.Adorá-lo em verdade, significa adorá-lo honestamente,sem hipocrisia, através da fé em sua palavra,ambas, a viva, que é Jesus, e a escrita, que é a Bíblia. (Referência João C 4).
Foi depois de Enoque haver nascido que então, se começou a invocar o nome do Senhor.(Gênesis 4.26). Embora a Bíblia não especifique claramente que Enoque fosse o responsável pelo retorno ao culto, vamos admitir que fosse ele.
O que teria motivado Enoque a adorar a Deus? Imagino que tivesse sido o exemplo negativo de seu tio Caim, que deveria ainda estar vivo, no tempo de Enoque.
Teria Enoque visto a angústia de seu tio, que vivia com a consciência culpada?
Teria visto a amargura que criara raízes no sentimento e então desabrochara e amadurecera em rebelião contra Deus destruindo na sociedade tudo o que fosse nobre, bondoso e decente?
Caro leitor, será que você tem na sua família alguém com estilo de Caim?
Alguém que se rebelou contra Deus e está vivendo uma vida atraente, porém sem paz real, ou alegria e satisfação constante?
Adorar a Deus não é só: "Gritos, pulos,pregar,cantar", adorar a Deus é buscar chegar perto da originalidade do começo de tudo, Adorar a Deus é ser a sua imagem e semelhança.
Nossa adoração só será verdadeira enquanto formos imagem e semelhança do nosso Criador.
"Adorar sem a imagem e semelhança do Criador não é Adoração".
Tenório Cavalcanti
Postar um comentário